Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Móveis Cimo: fabricação e vendas de poltronas de cinema para todo Brasil!

Empregados da Móveis Cimo e caminhoneiros prontos para o transporte de cargas, no pátio daquela empresa (Foto: acervo de Bruno Kretschmer)
Aloisio Wermuth ao lado de seu caminhão, transportando poltronas de cinema, rumo a Londrina, de bota e cachorro. (Foto: acervo de Bruno Kretschmer)
Motorista ao lado de seu caminhão, transportando poltronas de cinema, rumo a Londrina. (Foto: acervo de Bruno Kretschmer)
Bruno Kretschmer ao lado de seu caminhão, transportando poltronas de cinema, rumo a Londrina.  (Foto: acervo de Bruno Kretschmer)
Motorista ao lado de seu caminhão, transportando poltronas de cinema, rumo a Londrina.
(Foto: acervo de Bruno Kretschmer)
Logomarca da extinta Móveis Cimo
Prédio do antigo Cine Rio Negrinho (esq.), inaugurado em 1947 (Foto: acervo Foto Weick)
Por várias ocasiões este Blog tem-se ocupado de aspectos da trajetória da indústria Móveis Cimo, que teve papel preponderante no crescimento e desenvolvimento de Rio Negrinho, entre os finais das décadas de 1910 a 1970. Hoje queremos enfocar, ainda que superficialmente, a fabricação de poltronas de cinemas, pioneirismo que foi conquistado com a comercialização nos maiores centros urbanos do país e a fabricação em larga escala pela Móveis Cimo. Essa empresa dominou o fornecimento no mercado de poltronas de cinema, principalmente com a construção dessas casas por todo Brasil. Sua importância era ressaltada com o slogan “Móveis Cimo fornecendo as melhores poltronas de cinema das Américas”. Nas fotos mostra-se o transporte de poltronas por caminhões, destinadas ao Cine Ouro Verde de Londrina (Pr). O cine teatro Ouro Verde foi inaugurado em 24/12/1952, quanto a cidade de Londrina vivia o auge da exploração cafeeira, daí o nome Ouro Verde, contando inicialmente com 1500 lugares. Na nossa região, o prédio do cinema em São Bento do Sul foi inaugurado em 1946 e o de Rio Negrinho em 1948.

3 comentários:

  1. olá sr osmair. estava buscando algo via Bing e estava ali o seu blog listado por algum motivo, entre outras opçoes. que grata surpresa! parabéns pela iniciativa de preservar a memória de rio negrinhos. quando meninote no interior, me lembro de cutucar o selinho CIMO(em alumínio)das costas da cadeira do cinema, impaciente pelo começo do filme. não sabem os jovens que sem o conhecimento do passado, corremos o risco de repetirmos os mesmos erros. que DEUS o abençoe com força e saúde, para que possamos desfrutar de belas imagens por muitos anos por vir.

    ResponderExcluir
  2. Sr Osmair, sou fã da Cimo sobre todos os aspectos. Incrível a organização com que trabalhavam. Ano passado fui conhecer Rio Negrinho, fiquei muito emocionada ao chegar aí, tudo tem história e fiquei muito feliz por saber que restauraram o museu, pois quando fui, ainda estavam por fazer o restauro.
    Lindas as fotos dos caminhões com seus condutores, jamais imaginariam o grande feito que estavam fazendo para a história do mobiliário brasileiro.
    Parabéns pelo blog, se cada cidade tivesse alguém interessado em preservar sua história, com certeza teríamos muito mais cultura e preservação.
    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Opa Boa tarde Sr. OSMAIR estou a procura de três poltronas antiga de cinema da fábrica cimo.. como faço para adquiri-las?

    ResponderExcluir