Olá, seja bem-vindo! Muito obrigado pela sua visita!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Museu Municipal Carlos Lampe: mais de 30 anos de preservação de nossa história !


Casarão Lampe, situado à rua Pedro Simões de Oliveira, sede inicial do Museu, entre abril de 1980 e julho de 1983 (foto do autor do blog)
Imagem do ato inaugural do Museu em 24/04/1980, defronte ao Casarão Lampe, onde vê-se a esq. Hélio Carvalho, então presidente do Lions Club e a dir. o Governador Jorge Konder Bornhausen e o Prefeito Paulo Beckert (foto: acervo do Museu Carlos Lampe)
Momento da benção do Casarão Lampe, no ato inaugural, pelo Padre Léo Effting, e ao seu lado o repórter Sérgio Gertler da Rádio Rio Negrinho (foto: acervo do Museu Municipal)
Placa comemorativa da criação do Museu Municipal pelo Lions Club, localizada defronte ao Casarão Zipperer (foto: autor do blog)
Salas do Edifício Dona Julieta, sede do Museu entre 1984 e 1999 (foto: site da Biblioteca Pública Municipal de Rio Negrinho)
Casarão Zipperer, atual sede do Museu Municipal a partir de 1999. (foto: acervo do autor do blog)
Placa comemorativa da inauguração do Museu em 1999, pelo Prefeito Mauro Mariani (foto: acervo do autor do blog)
Maria Bernadete Gonçalves Peyerl, atual Diretora do Museu Municipal (foto: acervo do autor do blog)
O Museu Municipal Carlos Lampe foi criado em 1979 por uma feliz iniciativa do Lions Club Rio Negrinho e foi entregue a comunidade como parte das comemorações do centenário de Rio Negrinho, em 24 de abril de 1980.
O acervo inicial do Museu foi fruto de aquisição de um grande acervo geológico, então pertencente a Antonio Salon, geólogo e paleontólogo autodidata, oriundo de Paranaguá (Pr).
Este acervo foi exposto no Casarão Lampe, situado à Rua Pedro Simões de Oliveira, bairro Centro. O evento de inauguração em 24/04/1980 contou com a presença do então Governador de SC Jorge Konder Bornhausen, Prefeito Paulo Beckert, membros do Lions Club e comunidade.
O nome Museu Carlos Lampe foi escolhido por sugestão do Lions em homenagem ao pioneiro da indústria metal mecânica em Rio Negrinho.
A partir de 24/04/1980 até julho de 1983 o Museu funcionou no Casarão Lampe, mas diante da grandiosa enchente que flagelou nossa cidade, inclusive o prédio da Prefeitura Municipal, este prédio foi utilizado como sede do Poder Executivo Municipal.
O acervo do Museu foi transferido para duas salas situadas no Edifício Dona Julieta, situado na confluência das ruas Willy Jung e Leoberto Leal, onde permaneceu até a aquisição e reforma do Casarão Zipperer, em 1999, pelo Prefeito Mauro Mariani.
Atualmente depois de mais 30 anos de atividades possui um grande acervo diversificado que recebeu da contribuição da comunidade para manter viva a história do município, dirigida atualmente por Maria Bernadete Gonçalves Peyerl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário